Conta Zap | A conta digital que facilita 100% via WhatsApp® ×
Como funciona Serviços Parcerias Blog Contato Manda um Zap:
+55 (11) 4502-4494
Abra sua conta
05 Abril, 2021 por Ricardo Hoffmann 6 filmes sobre finanças que todo mundo deveria assistir

O mundo das finanças não precisa ser aquela coisa super corporativa e quadrada. Dependendo de como se olha pode ser muito interessante e até divertido, tanto que já serviu de temática principal para dezenas de produções. Claro que não dá para falar de todas elas aqui, então, resolvemos selecionar os 6 melhores filmes sobre finanças e economia para você maratonar no fim de semana.

1- A Grande Aposta (2015)


A nossa primeira recomendação não poderia ser outra. A grande aposta, filme de 2015 dirigido por Adam McKay, tem um elenco de peso. 


Ambientado nos meses que precedem a grande recessão global de 2008, o filme conta a história de Michael Burry (Christian Bale) que percebe que uma grande crise se aproxima e decide apostar em uma iminente quebra do sistema imobiliário americano, colocando em jogo toda a fortuna do fundo que a sua empresa coordena. 


Pode parecer complexo mas o diretor conseguiu deixar o filme leve e divertido com diversas referências a cultura pop e críticas sagazes ao american way of life.

No elenco também estão outros grandes nomes, como Brad Pitt, Steve Carell e Ryan Gosling.


Se você se interessou, o filme está disponível na Netflix.



2 - Margin Call - O Dia Antes do Fim (2011)


A recessão de 2008 parece ser um dos panos de fundo favoritos dos diretores para filmes sobre finanças e economia. Com Margin Call - O Dia Antes do Fim, não é diferente.


No longa do diretor J. C. Chander os três personagens principais, interpretados por Zachary Quinto, Penn Badgley e Paul Bettany, são surpreendidos com uma dura realidade: a corretora de investimentos em que eles trabalham está à beira da falência.


O filme busca retratar o drama vivido pelos personagens centrais à medida que a crise se aprofundava, tendo como ponto de partida os últimos dias de prosperidade de Wall Street.


Vale a pena dar uma olhada, o filme está disponível na Amazon Prime Video.



3 - Inside Job (2010)


A gente promete que essa é a última vez que vamos falar da recessão de 2008. Dessa vez sob uma abordagem menos ficcional.


Inside Job, de Charles Fergueson, mergulha de cabeça em Wall Street em busca de respostas para a maior crise financeira desde 1929. O documentário revela diversas irregularidades e comportamentos antiéticos praticados por corretoras financeiras e outras empresas diretamente envolvidas no caos que viria a se instalar.


O site Dinherama, especializado em finanças, classificou o filme como “Mais do que um documentário, uma aula de econômia”, e isso não é um exagero, tanto que o longa ganhou o Oscar 2011 de melhor documentário. 


Em pouco tempo a produção consegue avançar sobre diversas problemáticas enraizadas na cultura e estilo de vida daqueles que ocupam os mais altos postos na rua nova iorquina que se tornou referência no mercado financeiro.


O filme está disponível na Amazon Prime Video.


4 - Fome de Poder (2016)


De Wall Street para o outro lado dos EUA, na Califórnia, onde, nos anos 50, os irmãos Richard e Maurice Mc’Donald (Nick Offerman e John Lynch) iniciaram uma pequena lanchonete com um modelo de atendimento que permitia que uma refeição fosse entregue em apenas um minuto.


O empreendimento chamou a atenção do vendedor Ray Kroc (Michael Keaton), que decidiu apostar no negócio. Em pouco tempo a empresa começou a crescer em um ritmo acelerado, assim como a ganância de Kroc.


Passados alguns anos os fundadores originais são duramente pressionados a venderem as suas ações na empresa por um valor quase simbólico. Hoje o Mc’Donalds é uma das marcas mais conhecidas e valiosas em todo o mundo.


O filme conta com a brilhante direção de John Lee Hancock e está disponível na Netflix.


5 - Real: O Plano por trás da história (2017)


O Brasil não fica atrás quando o assunto são bons filmes com temática econômica. Ambientado na Brasília de 1993, o longa narra a história da criação e implementação do Plano Real, iniciativa do então Governo Federal para a estabilização da economia brasileira, que na época vivia um dos seus períodos mais turbulentos.


O filme, dirigido por Rodrigo Bittencourt, tem no elenco nomes como Paolla Oliveira, Tato Gabus Mendes e Klebber Toledo.


A obra pode ser assistida no GloboPlay.


6 - Freakonomics (2010)


Este filme documental é baseado na excelente obra dos autores americanos Steven Levitt e Stephen Dubner e busca responder a uma série de dúvidas relacionadas a finanças e a maneira que os seres humanos lidam com o dinheiro.


Por exemplo: Será que um aluno consegue melhorar o seu desempenho escolar se receber um suborno por boas notas? Será que o seu nome pode ser um fator importante para obter sucesso financeiro? 


O filme utiliza a Teoria Econômica Aplicada para relacionar os eventos do dia a dia aos princípios da economia. O resultado disso é uma interessante análise sobre finanças, educação, história e comportamento humano.


O filme não está disponível em nenhuma grande plataforma de streaming, mas buscando nos lugares certos é possível adquirir uma cópia, o esforço vale a pena.

Fique por dentro!

Cadastre o seu melhor e-mail e receba novidades