Como fazer uma retrospectiva efetiva do seu ano?

Com o fim do ano se aproximando, automaticamente entramos no momento nostalgia, começamos a pensar em tudo que gastamos, gastos bons, ruins e então nos perguntamos o que poderíamos fazer para mudar, o porque algumas de nossas metas não darem certo. Trouxemos uma solução para que você consiga se analisar e rever alguns pontos.

O método ágil pode com certeza te ajudar a responder muitas dessas perguntas. 

O desenvolvimento ágil ou metodologia ágil, são disciplinas que estudam um conjunto de comportamentos, processos e práticas desenvolvidas para software, mas que podem ser adaptadas de diversas formas para outros tipos de projetos.

Abaixo, veja como utilizar estas técnicas para fazer uma retrospectiva e uma análise efetiva do seu ano: 

#1 – Esteja preparado. 

Antes de começar o processo da retrospectiva, o conselho que te damos é: esteja presente. Isso mesmo, esteja presente. Durante esse processo começamos a relembrar como foi nosso ano e isso pode mexer emocionalmente conosco. 

Então comece reconhecendo que você fez o seu melhor.

Para uma retrospectiva afetiva temos duas regras essenciais:

1 – Reconhecer que todas as suas metas financeiras foram as melhores possíveis, com todas as informações que tinha.

2 – Focar no que está no campo de ação ou seja nosso próximo objetivo.

Neste momento é super importante você cultivar um senso de compreensão. Isso dará espaço para que todas as metas criadas no passado sejam abordadas, tendo elas sido concluídas ou não.

#2 – Liste o que foi bom, o que deve continuar e o que precisa melhorar.

Não podemos cancelar um ano que nos mostrou o quanto somos fortes e conseguimos sim lutar pelos nossos objetivos. É como dizem, força, foco e fé que se chega aonde quer.

1 – O que foi bom?

2 – O que devo começar a fazer?

3 – O que não devo mais fazer?

Seja sincero consigo mesmo e responda calmamente a essas perguntas, levando em consideração sua vida financeira, vida pessoal, saúde, trabalho e até mesmo familiar. 

#3 – Monte um plano de ação e objetivo.

Um bom plano de ação deve ser objetivo e dizer o que realmente será feito, quando e quem será responsável por tal ato. Além disso, é essencial que você tenha autonomia para agir, responsabilidade para tomada de decisões e clareza sobre o que está sendo feito.

E lembre-se que não é necessário esperar que o ano acabe para fazer uma nova retrospectiva. Em ações ágeis, esse ritual é feito regularmente ao longo do ano para garantir constante revisão do seu trabalho.

Para ter uma vida financeira equilibrada, contar com os serviços da Conta Zap é um passo importante. Aqui você pode fazer transferências, pagamentos e recargas sem precisar sair do WhatsApp. Pra começar a usar, é só mandar uma mensagem: https://zapconta.co/Abrir-Conta

Aqui no nosso blog sempre tem conteúdos novos e super interessantes para você. Então fique de olho e nos siga nas redes sociais para não perder nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *