Como usar as redes sociais para a sua marca? Confira as nossas dicas!

Quem não é visto não é lembrado

É seguindo essa máxima que os pequenos empreendedores do mundo todo perceberam que era muito mais difícil empreender no século XXI sem uma boa estratégia de atuação nas redes sociais mais usadas.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a importância de usar a internet para impulsionar o seu negócio e as melhores estratégias para se comunicar com o seu cliente de forma mais assertiva.

Quem é o seu público?

Saber responder a essa pergunta é crucial. A descrição da sua clientela costuma ser chamada de ‘persona’. Ter um público alvo bem definido vai te ajudar a escolher a melhor forma de dialogar com os seus clientes.

Quais redes usar? Meus clientes vão entender se eu usar memes? Dá pra usar gírias?

A resposta para todas essas perguntas é: depende.

Estabelecer quem é a sua persona vai ser muito importante para desenvolver uma linguagem para a sua marca.

Quem é você?

Assim como você precisa saber quem é o seu público, o seu público também precisa saber quem é você. Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Todas as redes dispõe de diversos recursos para que você possa se apresentar ao consumidor.

De modo geral, tenha uma boa imagem de perfil, faça uma descrição detalhada porém precisa dos seus produtos ou serviços e ofereça informações de contatos mais “analógicas”, como telefone e endereço, dessa forma o seu cliente ficará mais confiante em fazer negócios com você.

Seja breve

A gente sabe que você tem muito a oferecer, mas as redes sociais impõem limitações para publicações muito longas. Tente concentrar o máximo de informações relevantes no mínimo de texto possível. Afinal, ninguém está nas redes sociais para ler textão (algumas pessoas estão, mas isso é outra história).

Capriche nas #hashtags

Elas são indispensáveis. Mas antes de sair a torto e a direito usando qualquer uma é necessário dar uma boa pesquisada antes. Veja quais são as hashtags que estão em alta e quais são condizentes com o seu negócio.

Este recurso ajuda as redes sociais a organizarem melhor o conteúdo publicado pelos usuários e vai facilitar o contato inicial entre você e o seu cliente. Mas atenção: cuidado para não exagerar. #FicaADica

Use fotos de pessoas

É perfeitamente compreensível que os clientes tenham um pézinho atrás com qualquer coisa que esteja na internet. Pensando nisso, é uma boa ideia mostrar que o seu negócio é real e tem responsabilidade. Publique fotos de pessoas, pode ser você mesmo, algum colaborador ou até outros clientes. 

Pessoas tendem a confiar em pessoas, isso é fundamental para uma comunicação mais assertiva.

Interaja e seja agradável

O atendimento dispensado a clientela no ambiente virtual deve ser o mesmo que no presencial. Seja agradável e educado, não ignore as perguntas e jamais destrate algum cliente em potencial (nem qualquer outra pessoa). Essa dica, inclusive, serve para o uso das redes sociais de modo geral, não só para os negócios.

Também é muito importante usar recursos que permitam interagir com o público. Faça enquetes, sorteios, peça por comentários e avaliações. Essas redes foram criadas para que pessoas e marcas pudessem interagir, não desperdice essa oportunidade.

Esteja preparado para as oportunidades

Estar presente no mundo virtual só traz vantagens. Mas também é importante estar preparado para os próximos passos! Agora que a sua marca já domina as redes, que tal começar a vender pela internet?

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