Cuidados para não cair em golpes no Pix

Com o Pix, o novo sistema do Banco Central, que permite fazer pagamentos e transferências em até dez segundos, golpistas viram uma nova oportunidade para a prática criminosa. Haja visto que, devido a rapidez da nova tecnologia, as vítimas têm pouco tempo para identificarem que estão caindo em um golpe

Com isso, os cuidados que devemos ter ao realizar um Pix são os mesmo que já tomamos ao fazer qualquer tipo de transação bancária. Sempre checar os dados do recebedor, seja para uma pessoa ou um estabelecimento. 

Bancos e especialistas dão algumas dicas importantes, por exemplo: 

  • Verifique o remetente dos e-mails, não visite páginas suspeitas com endereços curtos ou com erros de ortografia; 
  • Não clique em links recebidos por e-mails, WhatsApp, redes sociais ou mensagens SMS, que direcionam o usuário a um suposto cadastro da chave do Pix
  • A chave Pix só pode ser registrada através dos canais oficiais do banco, como aplicações bancárias, aplicativo oficial ou agências .
  • Após o cadastro, o BC envia um código de confirmação da chave por SMS (se a chave cadastrada for um celular) ou e-mail (se a chave for um e-mail). 
  • Nunca compartilhe o código de verificação recebido após o cadastro da chave Pix
  • Não faça o cadastro a partir de contato telefônico de suposto agente bancário
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso do site ou aplicativo do seu banco
  • Acesse apenas contas verificadas das instituições financeiras nas redes sociais
  • Em caso de suspeita, procure rapidamente entrar em contato com a central de atendimento da instituição financeira e informar o ocorrido. 

Os golpes mais comuns

Os casos de golpes mais comum nos últimos tempos segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) são:

1 – Perfil falso no WhatsApp

Com o perfil falso, os golpistas mandam mensagem para amigos e familiares da vítima usando fotos e alegando que tiveram que trocar de número devido a algum tipo de problema. A partir deste problema eles pedem uma transferência via Pix, dizendo que está passando por uma emergência. 

Para este caso a recomendação é ter cautela ao receber esses tipos de mensagens de algum contato novo. Além disso, é bom suspeitar e tentar entrar em contato com algum conhecido para confirmar a história. 

A Conta Zap por exemplo é garantida a sua segurança, usamos a tecnologia da criptografia  em todos os processos dentro da sua conta e também somos verificados em todas as nossas redes sociais inclusive no WhatsApp. Toda nossa segurança é aprovada e monitorada pelo BC (Banco Central).  Acesse e conheça: http://zapconta.co/ContaZap

2 – Clonagem do WhatsApp

Esta talvez seja uma evolução do primeiro, criminosos tentam enganar os seus usuários para obter acesso ao seu código de verificação para fazer login em uma conta. Dar a alguém o seu código de verificação resultará na invasão direta da sua conta do WhatsApp.

Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular. A partir daí, os criminosos enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado transferência via Pix

Outra dica é a verificação em duas etapas é um recurso do WhatsApp para deixar a sua conta ainda mais segura. Dessa forma você torna qualquer tentativa de golpe muito mais difícil. 

3 – Centrais de atendimento falsas

Outro golpe bem comum, são as centrais de atendimento falsas, os golpistas entram em contato com a vítima se passando de funcionário do banco ou empresa da qual a vítima tem vínculo. O criminoso oferece ajuda para que o cliente cadastre a chave Pix ou diz que o usuário precisa fazer alguns testes em sua conta. Neste momento ele induz a vítima a fornecer seus dados bancários. 

4 – Páginas e arquivos falsos

Este é um dos golpes mais famosos e já aconteciam bem antes do Pix. Aqui os golpistas criam sites, e-mail, redes sociais falsas para coletar dados. 

No caso, após clicar na mensagem recebida a pessoa é direcionada para um site falso que oferece descontos ou até prêmios se você cadastrar – se no site deles. Com o cadastro os golpistas terão todos os seus dados, assim fica mais fácil para praticarem algum delito. 

Outra fraude ocorre quando clicamos em ofertas de download que são instaladas em nossos celulares e roubam os nossos dados. 

Com isso em mente não clique em qualquer arquivo recebido de forma suspeita, sempre desconfie e confira se o site é verídico

5 – Falso Pix 

Este golpe é novo, então precisamos ter o máximo de cuidado com esta situação. Os golpistas, após pegarem o seu número de celular, agendam um Pix para você. Então, uma notificação chega dizendo que receberá uma transferência via Pix de um determinado valor. Então eles entram em contato com a vítima e diz que fez um Pix “sem querer” e pede a transferência de volta. Mas a verdade é que ela só foi agendada, o valor não está em sua conta ainda e é então que após a devolução do valor eles cancelam o agendamento e você perde o seu dinheiro. 

E aí, curtiu esse artigo? Fique sempre de olho no nosso blog, aqui tem sempre as melhores dicas para você cuidar bem do seu dinheiro.

Até a próxima 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *