Novo Normal: Hábitos que devem ser mantidos no pós-pandemia

É justo dizer que ninguém aguenta mais.

A Pandemia de Covid-19 nos impõe hábitos e condições muito exaustivas. Ficar confinado dentro de casa, usar máscara toda vez que precisar sair, ter sempre um álcool em gel em mãos e ficar paranoico toda vez que alguém espirra perto de você. Essas são coisas do dia a dia que a gente não vê a hora de deixar no passado.

Mas sabemos que você não acessou este artigo para ler sobre como todos nós estamos exaustos, por isso, hoje vamos falar de coisas positivas e que nos fazem bem.

Afinal, a Pandemia também nos ensinou muitas coisas. Há quem finalmente tenha aprendido a se virar na cozinha. Também tem aqueles que aprenderam a trabalhar de casa ou a ter uma rotina mais saudável. Sendo assim, hoje a gente vai falar sobre os hábitos que criamos nos últimos 15 meses e que, provavelmente, vão continuar com a gente mesmo depois que a Pandemia tiver acabado.

Hábitos que fazem bem para a sua saúde

Desde meados de março do ano passado, preservar a saúde é a prioridade máxima de todos. E alguns hábitos são essenciais para isso, podendo (ou devendo) ser mantidos mesmo depois que as nossas vidas voltarem ao normal.

Usar máscara:

Ok, a gente sabe que usar máscara no dia a dia não é algo lá muito legal. As máscaras podem ser desconfortáveis e dificultar na hora de de se comunicar, mas é graças a elas que milhões de pessoas se mantiveram saudáveis no último ano.

É claro que quando estivermos todos vacinados (com duas doses!) não será necessário usar máscaras o tempo todo. Mas em muitas partes do mundo as pessoas já têm por costume utilizar alguma proteção no rosto quando estão com algum sintoma de gripe ou resfriado, dessa forma você protege aqueles que estão à sua volta. É um hábito extremamente saudável e que não custa nada.

Higienizar as mãos:

Você deve se lembrar que lá no comecinho da Pandemia a principal recomendação não tinha nada a ver com máscaras mas sim com a higiene das mãos, não é? Isso porque, naquela época, se acreditava que a Covid-19 se transmitia principalmente através do contato direto, como acontece com a gripe comum. Hoje sabemos que a grande maioria das infecções se dá por via aérosol, através de partículas suspensas no ar. Mas mesmo assim, o hábito de carregar consigo uma embalagem contendo álcool em gel permaneceu.

Manter a higiene das mãos é fundamental e previne inúmeras doenças como gripe, infecções por salmonella, mononucleose e até alguns tipos de hepatite.

Ah, lembre-se de fazer a higienização de forma adequada: nunca se esqueça das costas das mãos, do punho e das pontas dos dedos.

Cobrir boca e nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar:

Essa é uma recomendação que já conhecemos de outras pandemias. Lá em 2009, no auge das contaminações por H1N1 (inicialmente conhecida como “Gripe Suína”) os médicos reforçam este conselho o tempo todo.

Com a Covid-19 esse hábito é ainda mais importante, pois diminui o volume de micropartículas que são expelidas quando tossimos ou espirramos. São essas gotinhas minúsculas que podem ficar suspensas no ar por horas e contaminar outras pessoas.

Ah, já ia me esquecendo.

Nós, da Conta Zap, também estamos preocupados com a saúde dos nossos clientes, por isso desenvolvemos um serviço de saúde prático, seguro e livre de burocracias. O Dr. Zap oferece telemedicina, descontos na compra de medicamentos em farmácias de todo Brasil, seguro de vida e até mesmo assistência funerária.

Se você quiser saber mais é só clicar aqui e conferir o nosso manual.

Para assinar também é super simples, basta clicar aqui.

Hábitos que melhoram a qualidade de vida

Alguns hábitos desenvolvidos nos últimos meses não só nos ajudam a prevenir e combater a Covid-19, também nos ajudam a melhorar a nossa qualidade de vida de uma forma geral. Afinal, no meio de tanta coisa que vem acontecendo, é super importante reservar um tempinho para manter a mente e o corpo saudáveis.

Dar preferência para ambientes ao ar livre:

Nada mais prazeroso que aquele Sol da manhã, não é?

A necessidade de evitar aglomerações fez com que muitos de nós desenvolvêssemos o hábito de ficar por mais tempo ao ar livre.

Pode parecer algo muito simples, mas ficar meia horinha por dia ao ar livre, em contato com a natureza, é um dos hábitos mais saudáveis que qualquer pessoa pode praticar.

Os benefícios são inúmeros, principalmente para a saúde mental. Em pouco tempo você irá notar diminuição no nível de estresse, melhora na memória de curto prazo, diminuição da fadiga, além de fortalecer o sistema imunológico!

Mas atenção! Se você for se expor ao Sol faça isso antes das 10 da manhã ou depois das 4 da tarde, dessa forma você evita danos à saúde da sua pele. Ah, não se esqueça do protetor solar!

Organização e foco:

Engana-se quem acha que trabalhar de casa é moleza. Tem muita distração ao nosso redor e se manter produtivo pode ser um tanto complicado.

Quem teve que aderir ao trabalho remoto precisou desenvolver várias técnicas para manter o foco. Desde ouvir música até praticar meditação, os efeitos de cada técnica são diferentes em cada pessoa.

De um modo geral, hábitos que melhorem o foco e a concentração são extremamente positivos e podem fazer maravilhas para a sua produtividade. Vale a pena considerar a hipótese de manter esses hábitos quando voltar para o trabalho presencial.

Usar a tecnologia como aliada:

A gente precisa admitir, a forma que costumávamos lidar com a tecnologia era um tanto tóxica. Para muitos de nós entrar em uma rede social era estressante e não edificava em nada. Mas recentemente a tecnologia passou a cumprir um papel muito mais importante nas nossas vidas.

Quando ficar em casa o máximo possível se tornou uma necessidade, a tecnologia foi a nossa grande salvação.

Os restaurantes estão fechados? Sem problemas, o aplicativo de entregas tá aí para isso.

As lojas não estão atendendo? Simples! Basta comprar online!

Foi nesse contexto que a Conta Zap também foi de grande ajuda para inúmeros brasileiros. Em um período financeiramente delicado ajudamos diversas famílias a cuidar do seu dinheiro com toda a segurança e praticidade! Através da Conta Zap é possível fazer transferências e pagamentos em até 10 segundos através do Pix, também dá pra recarregar o celular, assinar o Dr. Zap e muito mais! Não perca mais tempo, clique aqui e abra já a sua Conta Zap.

Valorizar as pequenas coisas

Depois de passar tanto tempo longe dos amigos e familiares soa até errado se referir a momentos de afeto como “pequenas coisas”, não é?

A verdade é que se privar do convívio com outras pessoas foi um dos maiores desafios da pandemia. Mas ao menos aprendemos a valorizar estes momentos do dia a dia que são tão importantes para que possamos seguir em frente. Dar valor ao que realmente importa, sem sombra de dúvidas, é um dos principais hábitos a serem mantidos quando tudo isso acabar.

Gostou deste artigo? Aqui no nosso blog está cheio de dicas sobre finanças e saúde, não deixe de conferir!

Lembre-se de nos acompanhar também nas redes sociais, assim você não perde nenhuma publicação nova!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *