Pix vai permitir saques em espécie em lojas e supermercados

O Pix está entre nós há pouco menos de um ano, mas já causa mudanças profundas no dia a dia de milhões de brasileiros. E em breve essas mudanças serão ainda mais perceptíveis.

Isso porque, segundo o Banco Central, duas novas funcionalidades do sistema estarão disponíveis em breve. Trata-se do Pix Saque e do Pix Troco. A novidade foi antecipada pelo diretor da Organização do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João Manoel de Mello, e confirmada pela instituição em suas redes sociais.

De acordo com o diretor, o objetivo do novo recurso é “diminuir o custo de manejo de dinheiro no varejo e oferecer a possibilidade de um serviço, uma conveniência, ao consumidor”.

Ainda segundo o BC, outro objetivo é facilitar o acesso ao serviço de saque de dinheiro às populações marginalizadas ou de baixa renda, sendo que a distribuição de caixas-eletrônicos é muito precária em algumas partes do país.

O que são o Pix Saque e o Pix Troco?

Pix Saque: O Pix Saque será um serviço que permitirá ao usuário sacar dinheiro em espécie utilizando a tecnologia do Pix. Muito semelhante ao método de saque de dinheiro tradicional, porém com um importante diferencial: será possível sacar dinheiro através do comércio da sua cidade, em um mercadinho ou lanchonete, por exemplo.

Pix Troco: Essa nova funcionalidade é perfeita para aqueles que sempre precisam estar com alguns trocados no bolso para alguma emergência. Através do Pix Troco o usuário poderá efetuar a compra de algum produto e pagar, via Pix, um valor maior do que o preço da sua compra e receber o troco em dinheiro.

Recentemente o Banco Central abriu uma consulta pública para entender melhor quais são as expectativas do público em relação aos novos serviços. Portanto, alguns detalhes sobre o funcionamento do Pix Saque e do Pix Troco ainda podem sofrer alterações, de acordo com os resultados da consulta pública.

A princípio, qualquer usuário do Pix poderá fazer saques e receber trocos até 4 vezes por mês e com um valor limite de R$500,00 por dia. Passado deste limite, o estabelecimento poderá cobrar taxas relativas ao serviço.

Mas atenção! Os serviços de transferências e pagamentos, que você já usa no dia a dia, seguem sendo 100% gratuitos para o usuário. Não aceite que qualquer pessoa ou estabelecimento tente te cobrar alguma taxa para utilizar o Pix.

Como irá funcionar o Pix Saque e o Pix Troco?

Para o Pix Saque, o procedimento funcionará de uma forma bastante simplificada e segura. Acompanhe os detalhes:

  • Antes de mais nada será necessário ter uma conta em alguma instituição financeira e ter realizado o cadastro da sua chave do Pix,  que pode ser seu CPF, número de telefone celular, e-mail ou uma chave aleatória.
  • Ao chegar em um estabelecimento cadastrado vá até o caixa e diga ao atendente que deseja realizar um saque em espécie de um determinado valor por meio do Pix.
  • O atendente irá selecionar esta opção na maquininha de cartão, na tela irá aparecer um QR code. Agora é só escaneá-lo através do seu smartphone. Será repassada da sua conta para a conta do estabelecimento o valor que você deseja sacar.
  • Feito este procedimento, o atendente irá separar este dinheiro do caixa e lhe entregar.

Já para o Pix Troco o procedimento será bastante semelhante, porém ele estará associado a alguma compra realizada no estabelecimento. Atenção, não esqueça de informar o atendente que você deseja receber um troco em espécie relativo a sua compra.

Quando o Pix Saque e o Pix Troco começam a funcionar?

É difícil cravar uma data. Quando o Pix foi lançado, ainda no ano passado, o Banco Central afirmava que os serviços de saque e troco seriam lançados no segundo trimestre deste ano (entre maio e junho), porém, este prazo foi postergado.

Atualmente a instituição afirma que os serviços passarão a funcionar a partir de agosto!

Ainda não tem a sua chave Pix?

Você já pode cadastrar a sua chave do Pix na Conta Zap! Dessa forma ficará ainda melhor usar os novos recursos do Banco Central, como o saque em lojas e supermercados. O Pix da Conta Zap só tem vantagens, confira:

  • Não precisa de toda aquela papelada para abrir uma conta em banco, na Conta Zap você faz isso em menos de dois minutos!
  • Não precisa baixar outros aplicativos lentos, pesados e pouco funcionais.
  • Não tem filas de espera (nem virtuais, nem presenciais)
  • Não precisa validar a sua chave presencialmente, como acontece em algumas instituições
  • Tem vários outros serviços além do Pix, como pagamentos de boletos e recargas de celular!

Comece a aproveitar hoje mesmo, é só mandar uma mensagem: https://zapconta.co/Abrir-Conta

O que é o Pix e como ele funciona?

Se você ficou um pouquinho perdido lendo este artigo e ainda não está por dentro do que é o Pix, fica tranquilo, a gente te explica!

O Pix, que entrou em operação no último mês de novembro, é o mais novo sistema do Banco Central. Através dele é possível fazer transferências e pagamentos em até 10 segundos, sem precisar esperar horas ou dias como funcionava anteriormente.

Outra vantagem em relação aos meios de pagamento mais tradicionais, como o TED e o DOC, é que o Pix funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A expectativa do BC é que o sistema transforme a relação dos brasileiros com o dinheiro, substituindo métodos de pagamento antigos por formas mais modernas, tornando o sistema bancário menos burocrático e diminuindo a incidência de pessoas desbancarizadas no país. 

Para começar a usar é só cadastrar a sua chave PIX e aproveitar! Na Conta ZAP você pode fazer o Pix pelo WhatsApp.

Gostou das novidades? Compartilhe e curta nas redes sociais e continue sempre acompanhando o Blog da Conta Zap, publicamos informações e dicas todas as semanas. Fique de olho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *