Saque, troco, pagamento de compras e aplicativos de alimentação. Conheça melhor todos os recursos do Pix!

Nas próximas semanas o Pix vai completar um ano de funcionamento. Mas parece que faz muito mais tempo, não é?

Nos últimos 12 meses centenas de milhões de brasileiros se acostumaram a usar esta nova tecnologia no seu dia a dia. E não é para menos, graças ao Pix todos ganham mais agilidade, praticidade e menos burocracia nos processos de transferência de dinheiro e pagamentos.

Mas será que você aproveita mesmo todas as facilidades que essa nova tecnologia oferece? Afinal, o Pix vai muito além das transferências entre pessoas. E é sobre as diferentes formas de se usar o Pix que vamos falar hoje!

Mas antes, vamos começar com o básico:

O que muda com o Pix?

O Pix é uma tecnologia criada pelo Banco Central para substituir os antigos métodos de pagamento, o TED e o DOC. O objetivo é tornar as transações financeiras mais rápidas, tendo em vista que os métodos antigos tinham diversas limitações de valores e horários, podendo levar mais de um dia inteiro para concluir uma única transferência.

Com o Pix, isso mudou. Agora é possível fazer uma transação instantânea. Não importa o horário, dia da semana, ou se a transferência é entre bancos diferentes. A operação é concluída em menos de 10 segundos.

Além da praticidade, o Pix também oferece maior segurança, já que não é necessário informar dados relativos a contas bancárias.

Mas para aproveitar ao máximo o Pix, é importante conhecer todos os seus recursos que vão muito além da transferência entre chaves. Confira:

Pix Saque:

Este serviço ainda não está em funcionamento, mas deve ser disponibilizado muito em breve. O Pix Saque permitirá ao usuário sacar dinheiro em espécie utilizando a tecnologia do Pix. Muito semelhante ao método de saque de dinheiro tradicional, porém com um importante diferencial: será possível sacar dinheiro através do comércio da sua cidade, em um mercadinho ou lanchonete, por exemplo.

Pix Troco:

Assim como o Pix Saque, este serviço deve entrar em funcionamento em um futuro próximo. Essa nova funcionalidade é perfeita para aqueles que sempre precisam estar com alguns trocados no bolso para alguma emergência. Através do Pix Troco o usuário poderá efetuar a compra de algum produto e pagar, via Pix, um valor maior do que o preço da sua compra e receber o troco em dinheiro.

Recentemente o Banco Central abriu uma consulta pública para entender melhor quais são as expectativas do público em relação aos novos serviços. Portanto, alguns detalhes sobre o funcionamento do Pix Saque e do Pix Troco ainda podem sofrer alterações, de acordo com os resultados da consulta pública.

A princípio, qualquer usuário do Pix poderá fazer saques e receber trocos até 4 vezes por mês e com um valor limite de R$500,00 por dia. Passado deste limite, o estabelecimento poderá cobrar taxas relativas ao serviço.

Como irá funcionar o Pix Saque e o Pix Troco?

Para o Pix Saque, o procedimento funcionará de uma forma bastante simplificada e segura. Acompanhe os detalhes:

  • Antes de mais nada será necessário ter uma conta em alguma instituição financeira e ter realizado o cadastro da sua chave do Pix,  que pode ser seu CPF, número de telefone celular, e-mail ou uma chave aleatória.
  • Ao chegar em um estabelecimento cadastrado vá até o caixa e diga ao atendente que deseja realizar um saque em espécie de um determinado valor por meio do Pix.
  • O atendente irá selecionar esta opção na maquininha de cartão, na tela irá aparecer um QR code. Agora é só escaneá-lo através do seu smartphone. Será repassada da sua conta para a conta do estabelecimento o valor que você deseja sacar.
  • Feito este procedimento, o atendente irá separar este dinheiro do caixa e lhe entregar.

Já para o Pix Troco o procedimento será bastante semelhante, porém ele estará associado a alguma compra realizada no estabelecimento. Atenção, não esqueça de informar o atendente que você deseja receber um troco em espécie relativo a sua compra.

Pagamento com QR Code

Ninguém gosta de ficar carregando dinheiro por aí né? Além disso, milhões de pessoas não têm acesso a um cartão de crédito ou débito, por diferentes motivos.

Mas através do pagamento por QR Code do Pix, isso pode ser facilmente resolvido.

Funciona assim: Você vai até o comércio da sua preferência e realiza as suas compras normalmente. Quando for a hora de pagar, basta solicitar ao atendente para realizar o pagamento por Pix. Ele irá lhe apresentar um QR Code impresso ou na tela da maquininha de cartão. Basta escanear com o seu celular e o pagamento será efetuado! A transferência do valor da compra cai na conta do comerciante na hora e não há cobrança de taxas.

Pagamento de Aplicativos de entrega de comida via Pix

Muita gente não sabe que isso é possível. Mas os grandes aplicativos de entrega de comida, como iFood e Uber Eats, possuem a opção de realizar o pagamento através do Pix.

O processo é bastante simples. Ao finalizar o pedido, selecione o Pix como método de pagamento. O aplicativo vai gerar um código, basta copiar este código e usá-lo como chave para enviar o valor do pedido através do Pix. Com o pagamento concluído, abra novamente o aplicativo de entrega de comida, você vai poder observar que em poucos segundos o seu pedido vai começar a ser preparado pelo restaurante.

Já pensou em usar o Pix via WhatsApp?

Você já pode cadastrar a sua chave do Pix na Conta Zap! Dessa forma ficará ainda melhor usar todos os recursos que ele oferece. O Pix da Conta Zap só tem vantagens, confira:

  • Não precisa de toda aquela papelada para abrir uma conta em banco, na Conta Zap você faz isso em menos de dois minutos!
  • Não precisa baixar outros aplicativos lentos, pesados e pouco funcionais. Você pode fazer de tudo sem sair do WhatsApp.
  • Não tem filas de espera (nem virtuais, nem presenciais)
  • Não precisa validar a sua chave presencialmente, como acontece em algumas instituições
  • Tem vários outros serviços além do Pix, como pagamentos de boletos e recargas de celular!

Comece a aproveitar hoje mesmo, é só mandar uma mensagem: https://zapconta.co/Abrir-Conta

O que é o Pix e quais as suas vantagens?

Se você ficou um pouquinho perdido lendo este artigo e ainda não está por dentro do que é o Pix, fica tranquilo, a gente te explica!

O Pix, que entrou em operação no último mês de novembro, é o mais novo sistema do Banco Central. Através dele é possível fazer transferências e pagamentos em até 10 segundos, sem precisar esperar horas ou dias como funcionava anteriormente.

Outra vantagem em relação aos meios de pagamento mais tradicionais, como o TED e o DOC, é que o Pix funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A expectativa do BC é que o sistema transforme a relação dos brasileiros com o dinheiro, substituindo métodos de pagamento antigos por formas mais modernas, tornando o sistema bancário menos burocrático e diminuindo a incidência de pessoas desbancarizadas no país. 

Para começar a usar é só cadastrar a sua chave PIX e aproveitar! Na Conta ZAP você pode fazer o Pix pelo WhatsApp.

Gostou das novidades? Compartilhe e curta nas redes sociais e continue sempre acompanhando o Blog da Conta Zap, publicamos informações e dicas todas as semanas. Fique de olho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *